Fantastic

Segurança e Automação

Acesse o Sistema

A Automação Residencial vem conquistando cada vez mais os donos de imóveis que querem investir em conforto, praticidade e segurança. Acender ou apagar as luzes do ambiente sem precisar ir até o interruptor, fechar ou abrir cortinas sem precisar se levantar da poltrona, aumentar ou diminuir o volume do som ambiente, entre diversas outras tarefas foram completamente descomplicadas com a automação.

O que é Automação residencial?

A Automação residencial, também conhecida como Domótica, é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos habitacionais. O termo Domótica resulta da junção da palavra latina Domus (casa) com Robótica (controle automatizado). É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança.

Quando a Domótica surgiu, com os primeiros edifícios, nos anos 80, pretendia-se controlar a iluminação, climatização, a segurança e a interligação entre os 3 elementos.

Nos nossos dias, a ideia base é a mesma, a diferença é o contexto para o qual o sistema está pensado: já não um contexto militar ou industrial, mas doméstico. Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, a Domótica promete vir a ter muitos adeptos pelo conforto e comodidade que pode proporcionar.

 

Aplicações da Domótica:

A Domótica utiliza vários elementos, de uma forma sistêmica, haja vista vai aliar as vantagens dos meios eletrônicos aos informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos de uma habitação.

A Domótica vem tornar a vida mais confortável, mais segura e até mais divertida. Vem permitir que as tarefas mais rotineiras e aborrecidas sejam executadas automaticamente.

Nos sistemas mais avançados, com mais inteligência, não só interpreta parâmetros, como reage às circunstâncias (informação que é transmitida pelos sensores), por exemplo detectar que janelas estão abertas e assim enviar um comando para fechá-las ou que a temperatura está diminuindo e ligar o aquecimento.

 

Iluminação:

Utilizando os módulos e aparelhos apropriados permite-lhe gerir os gastos de eletricidade, através das funções de regulação de intensidade, juntamente com sensores de movimento e de luz solar, as luzes do seu imóvel que se encontre vazio já não ficam acesas. Não precisa se preocupar em encontrar o interruptor do quarto às escuras, e as luzes exteriores acendem automaticamente quando começa a escurecer. Para a sua casa ter uma aparência de estar habitada, quando não se encontra alguém em casa, basta programar as luzes para acender a determinadas horas e em determinadas locais. Poderá otimizar o consumo de energia tendo em conta a presença / ausência, hábitos e horários.

 

Cinema em Casa:

O controle dos sistemas de Cinema em Casa por Domótica permitem facilitar a sua utilização. Com a crescente utilização dos tablets pelos usuários, é possível reunir todos os comandos do sistema de seu cinema e criar cenários para realizar as tarefas simples como preparar o ambiente para assistir um filme conforme o gosto do usuário. Nessa função, é possível definir o volume previamente, fechar as cortinas e ligar o Ar Condicionado na temperatura pré-estabelecida. Sendo coordenado com o Controle de Iluminação, caso exista essa vertente instalada, o Cinema em Casa controlado por Domótica, permite ainda o ajuste automático para um cenário de iluminação adequado.


Som Ambiente:

O som ambiente, por cada local, pode ser controlado por Domótica. Mediante a instalação de colunas em determinados locais ligadas a uma central de som, é possível cada utilizador escolher o que pretende ouvir na divisão em que está presente. Pode ainda partilhar a música do seu dispositivo portátil, como celular ou leitor de MP3, para a rede doméstica.

 

Climatização:

Programação de horários para ativar / desativar equipamentos de aquecimento, ventilação ou o ar condicionado, permitindo manter um nível de conforto com o acionamento dos mesmos para um determinado horário ou momentos antes de você chegar em casa, ou desligando alguns equipamentos caso não tenha ninguém em casa, poupando energia.


Persianas, cortinas e toldos:

Acionamento remoto da abertura e fechamento de persianas, cortinas e toldos, podendo definir posições preferidas e inserir cenários de iluminação da casa.

Portas e portões:

Abertura e fechamento de portas e portões remotamente através de um celular ou também abertura de portas através de uma fechadura com leitor biométrico, onde é dado acesso a determinados cômodos da residência para as pessoas autorizadas.

Segurança:

Nosso sistema pode atuar também em diversos níveis de segurança. O sistema, auxiliado por sensores, permite-lhe detectar fugas de gás, inundações, incêndios em fase inicial, avisando-o do sucedido de forma a serem tomadas providências. A segurança ao nível de detecção de intrusos também é relevante.

Agendamento:

Você deverá, como morador, agendar a presença de visitantes, prestadores de serviço e entregadores assim que for marcada a visita de qualquer pessoa, informando o nome da empresa ou pessoa, o motivo da visita e em alguns casos o número do protocolo. Desta forma o porteiro do seu condomínio poderá visualizar o agendamento assim que a mesma chegar. Na ausência do porteiro qualquer morador que atender o interfone também poderá fazer a pesquisa e autorizar a entrada do visitante.

Cenários:

Imagine agora um cenário onde você está no seu escritório, acessando a sua Central de Automação, visualizando pelas câmeras todos os cômodos da sua residência, comandando remotamente o, acendimento e desligamento, de lâmpadas e aparelhos, visualizando relatórios de acesso de pessoas em cada local, monitorando o consumo de água e energia, monitorando o uso do ventilador ou ar condicionado.

Imagine um outro cenário onde você viajou, e recebe um SMS avisando que sua casa foi invadida. Basta você acessar a sua Central de Automação e verificar através das câmeras ou dos relatórios o que está acontecendo.

Monitoramento de imagens:

Câmeras ligadas a uma rede de comunicação permitem monitorar os ambientes da casa remotamente, estando o sistema de monitoramento integrado ao sistema de alarme. As próprias câmeras podem funcionar como sensores de presença identificando qualquer situação de invasão, acionando o alarme e gravando as imagens. Os sensores de presença podem funcionar também para ligar ou desligar uma luminária.


Controle de acesso:

Opera tanto no modo de leitura da impressão digital, como por senhas numéricas, ou cartões de acesso (RFID). Podem ser criados usuários com acesso restrito em função de horários e datas, recurso útil para controle de entrada e permanência de empregados. Usuários temporários também podem ser criados, e ao terminar o prazo estipulado, o registro para liberação de acesso é bloqueado.

Possui módulo de acionamento para diversos tipos de travas eletrônicas e eletromagnéticas. O módulo é acionado pela Internet, de forma codificada, impedindo ou não a circulação de pessoas.


Redes sem fio:

Nosso sistema possibilita a conectividade de redes IP sem o uso de fios, adequadas para quando se deseja mobilidade ou para quando as dificuldades para montar uma nova infraestrutura física se apresentam muito grandes ou muito dispendiosas.


Conectividade:

Hoje, através de um único banco de dados, hospedado na Internet, pode-se controlar com muito mais flexibilidade a distribuição dos sinais de Internet (dados), telefone (voz) e TV (imagem), comutando qualquer uma das tomadas de comunicação da casa entre essas três funções.

 

A sua Imaginação ainda não é o limite.

Implantação:

O projeto de Software e Hardware deverá ser definido junto com o projeto Físico e que na maioria das vezes, não requer a presença de um profissional da nossa empresa. Utilizando uma planta do imóvel e fotos dos locais a serem automatizados poderemos criar um projeto em 3D para sua apreciação.

Por ser um projeto onde requer a instalação de poucos cabos de rede e energia ou sem a instalação de cabos de rede, e isto quem vai escolher é você, a execução do projeto Físico poderá ser muito rápida.

A implantação do Software e Hardware deverá ser feita por nossos profissionais, após a conclusão do projeto Físico. Estaremos aqui monitorando todos os trabalhos e realizando as configurações iniciais. Para que a implantação do projeto seja perfeita, a sua Internet deve estar funcionando e estável.


Manual / Suporte:

Todo o projeto foi documentado através de Vídeo Aula e está disponível na Internet. Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com a MultSoft para podermos ajuda-lo. Através de acesso remoto, pelo computador, iremos solucionar as suas dúvidas.


Dicas MultSoft:

- Utilize em todos os computadores Anti-Virus Internet Security legalizado.

- Atualize sempre seu Anti-virus.

- Faça a verificação de vírus pelo menos uma vez por semana.


 Acesse o nosso projeto pela Internet: www.fantastic.inf.br

 

MultSoft Informática Ltda

Departamento de OM&S

Fantastic

AV. BENTO SIMÃO, 630 • SÃO BENTO
BELO HORIZONTE MG

(31) 3296-5254
(31) 3296-8547
(31) 3324-2910